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Hacking up Honda's ECU
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 Post subject: b16A2 no alcool
PostPosted: Sun Feb 05, 2006 5:07 pm 
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Joined: Wed Jun 08, 2005 8:34 pm
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depois de finalmente conseguir acertar meu carro na gasolina
tava canhão..

comprei bicos de 450cc DSM com resistores e agora coloquei alcool

primeiramente adiantei 8 graus de ponto via crome e 8 graus via distribuidor..

coloquei um multiplicador no fuel tools do crome pra que corrigisse as tabelas por um fator de 1,375
o carro ficou mais liso no alcool que na gasolina...
o consumo ta girando perto dos 7 e 8 km/l
mais o carro nao ta andando como era antes...

tou no começo do ajuste... ainda...
vou gravar outras rons com mais combustivel e mais ponto pra ver oq da...

queria saber se existe alguma dica para partida frio sem gasolina
aumentando o tempo de injeção quando se liga meia chave (a parte que aparece o check engine)
meu carro ta pegando de primeira... mais eu normalmente ligo 4 vezes e pra pressurizar a bomba e injetar um pouco antes de girar o arranque...

meu carro nao é orige orige..
o setup das cams está em +5 adm e -4 escap
tem gap de 8mm nas velas apenas..
o escape é 2"
e uso um k&n duplo fluxo..


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PostPosted: Mon Feb 06, 2006 12:22 pm 
ECT + IAT

Aumento de ponto nas 3 ultimas Colunas da primeira linha do mapa aspirado

Tem que jogar bastante combustivel na combinação ECT + IAT e acertar bem.

Na pior das hipoteses. Faz uma chave entre a programação original e a programação do chip. Quando quiser dar partida... só muda a chave.

Eu to fazendo isso enquanto não acertar o ECT + IAT


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PostPosted: Fri Feb 17, 2006 8:30 pm 
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Joined: Wed Jun 08, 2005 8:34 pm
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existe algum jeito de obter um avanço maior que 57,75 no crome ??

estou precisando de mais ponto.. e já ta em 57,75 alguns pontos da curva e nao passa disso

o distribuidor já está deitado..

oq fazer ?


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PostPosted: Sat Feb 18, 2006 5:41 pm 
Rodrigo,

Por que vc iria querer um avanço de 57 graus? Vc esta tentando algo para a partida a frio ou performance? Este valor deve ser o limite, devido ao valor binario máximo aceito pela rom. Ainda sim acho o valor que vc esta tentando fora de cogitação.

Bom não sei o que vc esta tentando mais ai vai algumas dicas (dicas esta tiradas de alguns livros de preparação que tenho, logo tome como base a gasolina):

•Misturas pobres ou ricas queimam mais lentamente, logo necessitam de mais avanço.
•Álcool queima lentamente, logo precisa de mais avanço que outros combustíveis.

Marcha Lenta
•15-32° maioria dos motores
•0-20° motores pequenos, com velocidade de pistão alta
•0-10° com velocidade de pistão baixa e alta taxa de compressão
Kickback
•0-20° taxa de compressão de 8:1
•0-15° taxa de compressão de 10:1
•10-12° taxa de compressão de 11:1
•motores de corridas com taxa de compressão de 12-13:1 sem avanço

O avanço é usado para estabilizar a marcha lenta

Estrada
•40° irá melhorar a resposta e economia - valido para qualquer motor em geral
•35-40° para motores com comandos esportivos
O valor de avanço é limitado pela taxa com que o avanço é mudado pela ECU caso o avanço seja alto e a taxa de mudança seja baixa, detonação pode ocorrer quando a carga no motor aumenta repentinamente.

Carga Total
•28-26° em motores com maior taxa de compressão e comando esportivo
•18-22° em motores turbo com pressão de turbo um pouco superior à original
•10° em motores aspirados que foram turbinados sem mudanças internas
Motores turbo de fábrica normalmente rodam bastante ricos, logo eles desenvolveram maior potência se a mistura for empobrecida um pouco.

Pico de torque ao Pico de potência
•36-40° em motores com maior taxa de compressão e comando esportivo
•25-28° em motores turbo com pressão de turbo um pouco superior à original
•15° em motores aspirados que foram turbinados sem mudanças internas.


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PostPosted: Sun Feb 19, 2006 3:06 pm 
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Joined: Wed Jun 08, 2005 8:34 pm
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cid... no caso é para performance mesmo..
eu acho muito estranho o "carro" estar "pedindo" esse avanço mais foi isso que pude constatar...

vou explicar os setups de ponto que ja usei desde o começo..

já comprei ocarro chipado intao nao sei como era a curva de ponto dele logo que comprei..
depois de algum tempo ... fui adiantando o distribuidor.. até o avanço maximo..
usando podium nao obtive batida de pino...

dai instalei as polias regulaveis e coloquei no setup +5 adm e -4 escape
dpois disso ao tentar atrasar o ponto... o carro ficava manco.. e falhava..
por isso andava so com o ponto no talo no distribuidor...

entao foi quando queimei o chip que estava no carro (by silver) que comprei uma gravadora de eprom e comecei usar o crome..
no começo usava distribuidor no talo e no crome usava 20,5 de inicial 47 de ponto maximo e 27 em carga plena e altas rpm

as rons eram uma negaçao... o carro andava mal pra caramba..
depois de muuuitas roms consegui um setup matador.. era canhao mesmo
usava distribuidor uns 3 graus atrasados em relaçao ao original e
23 de inicial 56 de maximo e 37 de carga plena e altas rpm

agora no alcool já tentei mtos setups de ponto
no começo ja comecei arrojado
25 inicial 56 de maximo e 44 em carga plena com distribuidor no maximo
mais nao era igual na podium..

fui diminuindo e o carro so piorava.. agora tou
com o maximo de ponto possivel no crome e no distribuidor
inicial 25
maximo 57,75 e em carga plena varia de 49 a 40 no hi cam..
e o carro responde quase tao bem quanto na podium..
mais ainda falta um pouquinho..
e nao sei mais oq fazer...

acho que o grande responsavel por ter que usar esse ajuste tao alto de ponto é o setup de polias regulaveis
pelos meus calculos com 5 de avanço na adm eu tou atrasando o distribuidor 5 graus...
mais mesmo assim é um setup arrojado..

verifico as velas sempre que posso e nao vejo marcas de batida de pino..
e nao escuto nada tambem..
alias so escutei uma vez qdo tinha o setup forte de ponto na podium..
por isso usava o distribuidor 3 atrasado em relaçao ao orige... assim nao batia e ficava perfeito.. mais que isso batia pino...

muito obrigado pela ajuda cid e fred...
[]s


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PostPosted: Tue Jul 10, 2007 12:05 am 
conseguiu acertar o carro? me interessa muito passar o meu pra alcool......


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PostPosted: Wed Aug 22, 2007 6:59 pm 
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Joined: Wed Jun 08, 2005 8:34 pm
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consegui sim cara
so que meu carro usa bastante ponto aspirado...
por causa do setup de comando...

me chama no msn que te ajudo


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